Livro, o melhor presente do mundo
abstrato-linhas-curvas-entrelacadas.png

Business to New Business

                                                                                              Estratégias de Vendas

 

"O propósito desta 2ª edição, é fornecer aos leitores as ferramentas para uma completa compreensão do tema business to business e, através do pensamento estratégico, chegar ao NEW business.

Para alcançar tal objetivo, o autor apresenta de forma prática os fundamentos do business to business (B2B), sem contudo abandonar o respaldo acadêmico dos conceituados autores do marketing e da administração contemporânea.

Ao todo, o livro é dividido em seis capítulos que se interligam no decorrer do tema. O foco é na importância do setor de vendas e suas estratégias, bem como sua integração ao composto de marketing, o que torna a abordagem do assunto um diferencial da obra. O autor traz casos reais, sem a pretensão de oferecer “receitas de bolo”, mas sim elementos para a tomada de decisão, visto que empresas diferem uma das outras, com recursos e culturas organizacionais distintas."

Sumário

 

PREFÁCIO 9

CAPÍTULO I - A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PROCESSO DE VENDA ORGANIZACIONAL 13

1 - INTRODUÇÃO 13

2 - A ORIGEM DO PROCESSO DE VENDA ORGANIZACIONAL 14

3 - HISTÓRICO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS 15

3.1 - O PROCESSO DE COMPRA ORGANIZACIONAL 15

3.2 - OS “5 P´S” DO PONTO DE VISTA B2B 16

3.3 - VENDA PESSOAL B2B 17

3.4 - MARKETING INTERNACIONAL B2B 17

3.5 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA EMPRESAS B2B 17

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

5 - QUESTÃO PARA DISCUSSÃO 18

CAPÍTULO II - O PROCESSO DE COMPRA ORGANIZACIONAL 21

1 - INTRODUÇÃO 21

2. COMPARANDO O MERCADO ORGANIZACIONAL COM O MERCADO CONSUMIDOR 23

3 - SITUAÇÕES DE COMPRA ORGANIZACIONAL 25

3.1 – PARTICIPANTES DO PROCESSO DE COMPRA INDUSTRIAL 29

3.2 - PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS SOBRE OS COMPRADORES INDUSTRIAIS 31

3.3 - FATORES TANGÍVEIS DA NEGOCIAÇÃO B2B 32

3.4 - FATORES INTANGÍVEIS DA NEGOCIAÇÃO B2B 32

3.5 - PROCESSO DE COMPRA ELETRÔNICA 34

3.6 - O PÓS VENDA 35

3.7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 36

3.8 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 37

CAPÍTULO III - OS 5 P’S DO MARKETING DO PONTO DE VISTA B2B 39

1 - INTRODUÇÃO 39

1.1 - PRODUTO B2B 39

1.2 - CICLO DE VIDA DO PRODUTO (CVP) 41

1.3 - ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO E DE MARCA 42

1.3.1 - ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO 43

1.3.2 - DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS 43

1.3.3 - ESTRATÉGIAS DE MARCA 44

1.3.4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: PRODUTO 45

2 - PREÇO 46

2.1 - OBJETIVOS DE PREÇO 47

2.2.2 - MÉTODOS DE ESTABELECIMENTO DE PREÇOS COM FOCO NO B2B 48

2.3 - ESTRATÉGIA DE PREÇOS PARA INTERMEDIÁRIOS B2B 50

2.4 - ESTRATÉGIAS GEOGRÁFICAS DE PREÇO 51

2.5 - INICIATIVAS E RESPOSTAS ÀS MUDANÇAS DE PREÇOS 52

2.6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: PREÇO 55

2.7 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: PREÇO 55

3 - PROMOÇÃO B2B 56

3.1 – FORMAS DE PROMOÇÃO B2B 56

3.2 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: PROMOÇÃO 59

3.3 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: PROMOÇÃO 59

4 - PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) 60

4.1 - CANAIS DE MARKETING PARA BENS INDUSTRIAIS X CANAIS DE MARKETING PARA BENS DE CONSUMO 61

4.2 - DECISÕES DE PROJETO DE CANAL 61

4.3 - DECISÃO DO NÚMERO DE INTERMEDIÁRIOS 62

4.4 - AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CANAL ADOTADO 64

4.5 - CONFLITOS DE CANAL 65

4.5.1 – TIPOS DE CONFLITO DE CANAL 65

4.6 - LIDERANÇA DE CANAL 66

4.7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: DISTRIBUIÇÃO 66

4.8 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: DISTRIBUIÇÃO 67

4.9 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: 4 P’S 68

CAPÍTULO IV - VENDA PESSOAL IMPORTANTÍSSIMO ELEMENTO DO MARKETING B2B 69

1 - INTRODUÇÃO 69

2 - OBJETIVOS DA VENDA PESSOAL B2B 70

3 - ESTRUTURAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS 71

3.1 - FORÇA DE VENDAS AUTÔNOMA (Remuneração a base de comissão) 72

3.2 - FORÇA DE VENDAS PRÓPRIA 72

4 - ORGANIZAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS 73

4.1 - MANEIRAS DE ORGANIZAR A FORÇA DE VENDAS 75

5 - RECRUTAMENTO DA FORÇA DE VENDAS B2B 76

6 - CARACTERÍSTICAS DO GERENTE DE CONTAS B2B 76

7 - O GERENTE DE VENDAS B2B – O LÍDER DE VENDAS B2B 78

8 - BUSCANDO CANDIDATOS 80

9 - TREINAMENTO DA EQUIPE DE VENDAS 81

9.1 – MOTIVAÇÃO DA EQUIPE DE VENDAS 82

10 - AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE VENDAS B2B 83

11 - NEGOCIAÇÃO B2B 86

11.1 - O OBJETIVO DA NEGOCIAÇÃO B2B: SER O PREFFERED SUPPLIER – CHEGAR AO SIM 87

12 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 92

13 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 92

CAPÍTULO V - MARKETING INTERNACIONAL 95

1 - FORMAS DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS 96

1.1 - EXPORTAÇÃO INDIRETA 96

1.2 - EXPORTAÇÃO DIRETA 96

1.3 - JOINT-VENTURES 97

1.4 - INVESTIMENTO DIRETO 97

2 - DECISÃO SOBRE O COMPOSTO DE MARKETING 100

2.1 - PRODUTO 100

2.2 - PROMOÇÃO 100

2.3 - PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) 101

2.4 - PREÇO 102

2.4.1 - EXEMPLO DE AÇÃO ANTIDUMPING IMPOSTA A PRODUTOS CHINESES 102

2.4.2 - MÉTODOS DE ESTABELECER PREÇOS EM OUTROS PAÍSES 104

2.4.2.1 - INCOTERMS 105

2.4.3 - NEGOCIAÇÃO EM MERCADOS INTERNACIONAIS 108

2.4.3.1 - LINGUAGEM CORPORAL 108

2.4.3.2 - CONTATO FÍSICO 108

2.4.3.3 - PONTUALIDADE 109

2.4.3.4 - COMIDA E COZINHA 109

2.4.3.5 - OUTROS COSTUMES SOCIAIS 109

3 - O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING DAS EMPRESAS GLOBAIS 110

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 111

5 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 111

CAPÍTULO VI - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DO B2B 113

1. INTRODUÇÃO 113

2 - O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL E SUA RELAÇÃO COM OS 4 P’S B2B 114

2.1 - QUESTÕES DE PRODUTO 114

2.2 - QUESTÕES DE PREÇO 116

2.3 - QUESTÕES DE DISTRIBUIÇÃO 117

2.4 - QUESTÕES DE PROMOÇÃO 117

2.5 - QUESTÕES LOGÍSTICAS 118

3 - A ÉTICA NAS EMPRESAS 118

3.1 - O MODELO DO INTERESSE PRÓPRIO DENTRO DA ÉTICA DOS NEGÓCIOS 119

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 121

5 - QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 121

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 123

 

 

Prefácio

Estimados leitores: Este livro tem o propósito de trazer até vocês minha experiência de 28 anos de atuação no segmento Business to
Business (B2B) no mercado doméstico e internacional. Embora haja o respaldo acadêmico de consagrados autores como Phillip Kotler e
Peter Drucker, tentei passar o lado prático do B2B, vivenciado durante estes 28 anos, desde a primeira experiência como vendedor
técnico até como gerente de vendas Business Unit América do Sul e como consultor na área. Escrever este livro foi uma experiência
fascinante e outros virão, abordando temas específicos e sem prerelacionados ao B2B. O objetivo deste livro não é dar uma receita de bolo que funcione em todas as situações. Pelo contrário. O objetivo maior é fornecer elementos para a tomada de decisões. Empresas diferem
uma das outras pela cultura e recursos disponíveis, não há como padronizar a melhor decisão.

 

 

Sobre o autor

Ivo Ziwian possui 28 anos de experiência na área comercial B2B no mercado doméstico e estrangeiro. Sua longa atuação, assim como o exercício em cargos de gerência de contas e de equipe de vendas, o fez desenvolver habilidades em negociações internacionais. A sólida experiência no ramo também permitiu que realizasse um sonho antigo de abrir o seu próprio negócio, ao fundar a IZ Consultoria (www.izconsultoria.com.br), onde hoje atua como consultor especialista em treinamento de equipes de vendas no segmento B2B.

Sua formação acadêmica é em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1987). Possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP (1990), e ainda, extensão em Administração Industrial na Universidade de São Paulo (1997).

Onde comprar
O livro está à venda nas principais livrarias e plataformas digitais (vide no menu "Onde comprar" no cabeçalho deste site), em especial no seguinte site:

Assunto para catalogação: Business to New Business

Autor: Ivo Ziwian

Editora: Barra Livros

Tamanho: 15,5 x 23 cm -124 páginas.

Edição: 2ª/ 2016

ISBN: 978-85-64530-47-8